O que é pressão arterial alta?
- misaccone
- 18 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 20 de jun. de 2024

A hipertensão arterial sistêmica ou a popular “pressão alta” é uma condição clínica multifatorial definida como uma pressão arterial sustentada maior ou igual a 140 mmHg sistólica e 90 mmHg diastólica. Está frequentemente associada a alterações de órgãos alvos, alterações metabólicas e altamente relacionada com a mortalidade cardiovascular e cerebrovascular. Considerada um problema de saúde pública , sua prevalência aumenta com a idade sendo que cerca de 90% dos pacientes são assintomáticos.
A identificação precoce dos hipertensos e o tratamento eficaz são de grande importância clínica nos planos individual e populacional.
De modo geral, a pressão alta é assintomática, sendo muitas vezes um achado no exame físico de um paciente . Assim muitas pessoas podem ter hipertensão arterial e não sabem .
A hipertensão arterial pode causar dor de cabeça, chamada de cefaleia. A dor descrita como dor na nuca também se enquadra como formas de apresentação da cefaleia. Existem várias causas de cefaleia e as mais comuns são a cefaleia tensional e enxaqueca. A dor de cabeça causada pela hipertensão arterial é diagnóstico diferencial para essas duas primeiras, desse modo , é importante a avaliação cardiológica para descartar o aumento de pressão arterial.
Comments